Packing

I CONSTITUIÇÃO E OBJETIVO
A Associação dos Produtores de Limão do Jaíba, com sede na Rodovia MG,401C2 KM 40, Projeto Jaíba /MG, iniciou suas atividades comerciais (14/08/2004) constituída como pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos e duração de tempo indeterminado. A presente associação foi inicialmente constituída por 12 associados entre estes 10 associados produtores e 02 associados cooperantes (colaboradores do volume de frutas). Com o objetivo de entregar os produtos de limão de forma a promover o desenvolvimento econômico social e sustentável de seus associados por meio da comercialização organizada do produto no mercado interno e externo. Neste curto período de existência a associação que inicialmente já comercializa apenas mercado interno, passou já comercializar mercado externo através de uma (Empresa Euroconte Exp. E Imp. Ltda) com sede em São Paulo/SP. E posteriormente a empresa Comercial Yamamoto com sede em São Paulo/SP.

II PRODUÇÃO E COLHEITA
Desde a sua constituição o processo de produção e colheita tem sido de entrega responsabilidade dos associados, no entanto nos últimos 05 meses devido a uma crescente preocupação em melhorar o percentual de frutas com qualidade, foi contratado um serviço de assistência técnica de Engenheiro Agrônomo que tem feito acompanhamento de campo a todos associados. Esta assistência coletiva somada principalmente ao esforço individual de cada associado tem se refletido em melhora significativa dos números e uniformidade de colheita.

III SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO
A seleção e classificação do limão comercializado é de responsabilidade coletiva e executada por meio de uma estrutura que é constituída atualmente por um escritório, ”Packing - House” de 2.400 M2 que conta com o funcionamento de 01 maquinas de seleção sendo um patrimônio do referida associação. Os critérios de seleção e classificação são estabelecidos pelo mercado e conseqüentemente pelos trayde e dizem respeito principalmente ao calibre, tonalidade, grau de maturidade do fruto e inexistência de doenças.

IV COMERCIALIZAÇÃO
No período inicial de funcionamento da associação, a produção de limão acida tahiti era vendida para uma empresa que intermediava a venda para uma trade, sendo que os preços eram diferenciados por data de entrega do fruto no Packing – House.